Organizar um casamento e pensar em todos os detalhes que ele envolve pode ser mais difícil do que parece. Posto isto, criamos um guião para o/a ajudar a planear o seu casamento livre de preocupações e stresses.
Vamos oferecer-lhe as melhores dicas para que tenha uma cerimónia personalizada e ajudar-lhe em todas as etapas da organização.
Este é o primeiro dia do resto das vossas vidas e o MitPenha ajudar-vos-á em todos os passos com o nosso serviço de Wedding Planner.
Os primeiros grandes passos:
1. Escolher a data:
Os noivos geralmente têm em conta as datas especiais, férias de verão e épocas (alta/baixa);
2. Tempo de noivado/ Período de organização:
O normal é começar a planear um casamento 1 ano antes. O nosso conselho para que todo o processo seja mais tranquilo e relaxado, é que os noivos tentem ter o máximo de tempo possível;
3. Definir o orçamento:
É essencial fixar um objetivo aproximado de quanto o casal espera gastar;
4. Tipo de cerimónia (civil ou religiosa / tipo de espaço (espaço fechado, aberto ou igreja):
A cerimónia religiosa deve ser tratada com a paróquia, mas também é necessário dar entrada no processo de casamento na conservatória. No caso de optar por uma cerimónia civil, esta deve ser tratada na conservatória da área de residência de um dos noivos no máximo de 6 meses antes do casamento e tem um custo de 120€ (caso pretenda casar ao fim-de-semana ou feriado o custo é de 200€).
5. Escolher a quinta do casamento:
Para tratar deste assunto de forma organizada, comece por elaborar uma lista com os nomes dos lugares que o casal tem interesse, a capacidade de convidados, condições, entre outros… Com esses apontamentos irá descartar as opções até chegar ao local ideal para o seu evento. No MitPenha poderá contar com uma equipa que o ajudará nos passos seguintes.
6. Lista de convidados:
Este processo, na realidade é algo complexo… Na internet vai encontrar muitos conselhos, mas para que não dispersasse, deixamos-lhe um esquema que o vai ajudar a selecionar as pessoas que fazem sentido estar presentes neste grande dia:
7. Fornecedores:
Deverá apontar cada um dos serviços que deseja ter no seu dia de casamento: animação, bolo, lembranças, transportes, floristas. Peça vários orçamentos e seja específico sobre o que quer e o que não quer. Tente assinar sempre o contrato para cada etapa e cada fornecedor.
8. Foto/Vídeo:
É um serviço que não deve demorar muito a decidir uma vez que é um serviço bastante requisitado.
9. Chegou a hora de escolher os padrinhos:
Escolher padrinhos, damas de honor e o staff caseiro para dar conta do recado alegremente.
10. Convites:
Esta é a primeira parte da história que vão contar. Entregue aos familiares e amigos que estarão mais longe e posteriormente às pessoas mais chegadas.
11. Qual o estilo de festa?
Que tipo de festa querem? Dj, música ao vivo, animação infantil…
12. O que vestir?
Está na hora de marcar visitas, escolher, perguntar sobre prazos de entrega, alterações e prova final. Não esquecer da lingerie apropriada.
13. Momento de beleza?
Está na altura de escolher a maquilhagem, o fornecedor.
Dica: aproveite a prova de maquilhagem para fazer a sessão fotográfica de solteiros.
14. Alianças:
Escolher as alianças, a mensagem que deseja gravar e tratar da caixinha que as levará.
15. Bouquet:
Uma vez que o vestido já está escolhido é altura de escolher o bouquet em conformidade.
16. Acertos finais:
Faltam 6 semanas para o grande dia e trataram de tudo. Reunir com os fornecedores principais, no local. Conferir o programa, datas e horas de cada interveniente, acertar detalhes, tirar dúvidas e confirmar que a programação definida será cumprida.
And so, the adventure begins!
É a tua vez?
Contacta-nos e informa-te sobre as propostas que temos para o teu dia mais especial!