Por vezes é difícil distinguir o papel de cada um dos intervenientes no casamento.
As damas de honor têm várias funções e um papel de grande responsabilidade ao longo da preparação do casamento.
Normalmente, as damas de honor escolhidas são as melhores amigas da noiva e, não poderia ser de outra forma uma vez que são elas que entendem a mesma e que são capazes de passar horas e horas a falar dos planos para o casamento e trocam gargalhadas por coisas que ninguém vai entender.
Apesar de toda a responsabilidade, no final vale sempre a pena. A vossa amizade vai aumentar, pois juntas vão partilhar as melhores e os piores momentos.
Quais as suas funções?
Existem sempre muitas dúvidas em torno deste assunto, desde quem paga o quê e quais as suas funções. Nós vamos esclarecer as suas dúvidas!
Não existem casamentos iguais e a noiva é quem conhece melhor as pessoas que serão aliadas neste processo. A conversa será sempre a melhor solução, uma vez que sabemos que pedir às damas de honor para pagarem certas coisas poderá ser difícil.
Deixamos desta forma uma possível divisão de gastos que podem adaptar às vossas necessidades:
Despedida de solteira:
Segundo a tradição, as participantes pagam a despedida de solteira da noiva, dividindo entre si as despesas. A obrigação da noiva neste dia é única e exclusivamente se divertir e desfrutar de cada momento. Caso a noiva pretenda organizar a despedida de solteira devem conversar com ela para perceberem como vão organizar as despesas.
Os vestidos das damas de honor:
Embora a noiva possa ter alguma exigência em relação ao look das damas de honor, normalmente, são as damas quem pagam os seus vestidos de cerimónia.
Ainda existe a tradição de as damas irem todas vestidas com a mesma cor e o tecido do vestido ser o mesmo, ficando a noiva encarregue de escolher a cor e o tecido e, também fazer a distribuição do mesmo, caso as suas meninas pretendam costurar em costureiras diferentes.
Em relação aos modelos, nos últimos anos as damas têm a liberdade para escolherem o modelo que querem, a não ser que seja exigência da noiva que as suas madrinhas estejam todas iguais para criar uma harmonia no casamento.
O objetivo da noiva é que estas se sintam confortáveis uma vez que não tiveram a opção de escolher a cor do vestido.
Ramo:
Se a noiva fizer questão que as damas de honor levem um ramo igual ao dela num tamanho mais pequeno, deverá ser a noiva a pagá-lo. Uma vez que as damas já vão ter algumas despesas por terem sido escolhidas para participarem ativamente num dos dias mais importantes da vida da noiva, este poderá ser um gesto de agradecimento da noiva para as suas madrinhas.
Cabelo e maquilhagem:
O cabelo e a maquilhagem ficam ao encargo das damas de honor, a não ser que a noiva exija que todas as suas madrinhas tenham que ir iguais e serem preparadas no mesmo local onde a noiva se vai preparar. Caso contrário as damas têm liberdade total na escolha do serviço.
Alojamento e transporte:
O alojamento e o transporte ficam ao encargo de todos os convidados incluindo as damas de honor. Os noivos poderão apenas oferecer, por exemplo, um pequeno-almoço como forma de reconhecimento pelo esforço dos seus convidados na presença do casamento.
São as damas que deixam os casamentos mais alegres, são elas que dão todo o apoio que a noiva precisa durante a cerimónia e celebram juntas cada conquista do grande dia.
Muitas são as características que as tornam únicas e, que contribuem para que o dia do casamento seja inesquecível longe das preocupações e do stress.
Distribuir os missais e as lágrimas de felicidade:
Caso a noiva não contrate um serviço personalizado para o protocolo de igreja, as madrinhas podem auxiliar neste trabalho. Duas damas podem contribuir à entrada da cerimónia ou colocar nos lugares os missais e os lenços de lágrimas de felicidade pelos convidados.
Ajeitar o vestido da noiva:
Sempre que a noiva sair do carro, na cerimónia se levantar ou sentar, uma dama de honor deverá ajeitar a cauda do vestido e do véu para que este fique sempre perfeito.
Encaminhar os convidados para o lugar:
Após a chegada das damas de honor ao local da cerimónia, estas deverão encaminhar os restantes convidados para os seus lugares de maneira a assegurar o destaque para o noivo, para os pais e para os padrinhos.
Devem também apelar aos convidados a sentarem-se de forma a não ficarem dispersos e parecer que o recinto da cerimónia esteja vazio, e ainda certificarem-se que os noivos entram com todos os convidados no interior do recinto.
Fazer as leituras na eucaristia:
Numa cerimónia religiosa as leituras devem ser feitas pelos convidados do casamento. Muitos convidados não se sentem à vontade, então as damas podem e devem assegurar esse lugar.
Ajudar no ofertório:
À semelhança das leituras, as damas também podem ajudar no ofertório.
Distribuir o arroz, as pétalas e as folhas de oliveira:
Após o término da cerimónia, enquanto os noivos e os padrinhos assinam os papéis e, caso os noivos não tenham contratado nenhum protocolo, as damas de honor devem distribuir o arroz, as pétalas e as folhas de oliveira pelos convidados do casamento, para que na saída dos noivos se possam atirar.
É uma ajuda importante numa altura em que todos querem saudar os noivos.
Ajudar a noiva na ida à casa de banho:
Sempre que a noiva necessitar de ir à casa de banho, uma dama de honor deve-se fazer acompanhar para poder ajudar a segurar o vestido e ajeitá-lo.
Retocar o cabelo e a maquilhagem:
Em todos os grupos de amigas existe uma que tem jeito para a maquilhagem e para o cabelo, essa deverá ajudar nesta função caso haja necessidade de retoques para que a noiva esteja sempre perfeita.
Dança:
As damas podem fazer uma dança em conjunto com a noiva e devem animar a festa incentivando os restantes convidados a perderem a vergonha e a juntarem-se à festa.
Livro de dedicatórias:
As damas de honor devem apelar aos restantes convidados a escreverem no livro de dedicatórias uma mensagem com votos de felicidade aos noivos.
Contribuir para a felicidade dos noivos:
Durante o copo-d’água as damas de honor devem tomar iniciativas de brindarem aos noivos de maneira a criarem um ambiente descontraído.
Agora que já está informado sobre as funções e o que devem pagar as damas de honor, ficou a perceber que são verdadeiramente umas damas de companhia, sendo estas o apoio e o braço direito da noiva ajudando-a em todas as etapas necessárias para que o grande dia seja perfeito.
Find your tribe!
É a tua vez?
Contacta-nos e informa-te sobre as propostas que temos para o teu dia mais especial!