O que nos trará 2023?

Serão “sins” mais originais ou voltaremos às tradições?

As tendências são baseadas em estudos dos comportamentos atuais dos noivos e do mercado dos casamentos e existem para abrir a mente, pensar fora da caixa e, quem sabe, se encontrar nelas.

Embora existam as tendências não é obrigatório seguir este caminho. A maior das tendências tem que advir da sua personalidade.

Quais as tendências?

Fiquem a conhecer o que se espera para os casamentos em 2023:

 

1. Casamentos sustentáveis / Eco-Friendly

Esta é uma tendência que vai ganhar ainda mais força e não irá embora tão cedo. Na verdade, a sustentabilidade não é uma tendência mas sim uma realidade que a sociedade tem lutado diariamente. Para 2023, esperam-se mais eventos ecologicamente corretos.

Cada vez mais os noivos têm preocupações ambientais e, desta forma o objetivo é tentar causar o mínimo impacto possível, planeando casamentos com menos excessos e com menos desperdícios.

 

Existem diversas maneiras de o fazer:

  • Escolher a época certa do ano: ao escolher a primavera ou o verão para casar, o clima será mais ameno e os dias serão maiores. Então, o consumo de energia vai ser menor  pois não haverá a necessidade de usar dispositivos artificiais (aquecedores ou ar condicionados) para manter o ambiente numa temperatura confortável para os convidados.
  • A escolha do espaço: os noivos devem ter consciência na altura de escolher o espaço para o casamento. Devem ter em conta a localização geográfica, de maneira a minimizar as viagens de ida e volta, ou organizar um transporte para os convidados de forma a reduzir o número de pessoas que se vão descolar por meio próprio.
    Na escolha do espaço podem também ter em atenção a sua exposição solar, de maneira a reduzir o consumo de energia. Casar ao ar livre está cada vez mais na moda e assim sendo o sol fornecerá a iluminação necessária.
    E, por fim, escolher um local com muita beleza natural uma vez que irá reduzir, significativamente, a quantidade de decoração que precisaria de fazer além de diminuir o desperdício e os gastos;
  • Substituir os convites de papel por convites digitais;
  • Escolha das flores: escolher uma florista local e optar por flores sazonais e sem pesticidas;
  • Combater o desperdício alimentar;
  • Lembranças para os convidados: optar por fazer lembranças comestíveis, por exemplo: compotas, marmelada, molhos, etc…
2. Casar durante a semana

Outra tendência impulsionada pela pandemia é a realização de casamentos durante a semana.

Devido ao alto número de remarcações, os noivos enfrentam escassez de datas aos fins-de-semana.
Em 2023 os dias da semana entram nas contas e prometem ser tão mágicos como os fins-de-semana.

Casar ao meio da semana tem as suas vantagens, uma vez que permite que o casal e os seus convidados tenham o fim-de-semana para descansar e recarregar baterias.

3. Casamentos grandes e mais intimistas

Em 2023 a tendência é que ambos os estilos de casamentos prevaleçam.

Por um lado, as festas voltam em força para matar todas as saudades das pessoas que nos são mais queridas e os casamentos não fogem à regra.

Por outro lado, a pandemia trouxe algumas mudanças de comportamentos. Os noivos pretendem uma festa mais intimista que proporciona o contacto mais próximo com os seus convidados (normalmente até 100 pessoas).

O benefício do mini wedding é a possibilidade de uma maior personalização de cada detalhe, entretenimento e experiências gastronómicas.

4. Explosão de cores

Em busca de casamentos com mais personalidade, os noivos pretendem tornar único o grande dia.

O reflexo desse comportamento serão as paletas de cores únicas. Por um lado, as paletas de cores terrosas e vibrantes criando um ar mais sóbrio e elegante. Por outro lado, a evidência pela escolha dos tons mais neutros.

As cores serão assim, combinadas de acordo com a sensação que o casal deseja para o seu evento.

Por exemplo, decidir se deseja que seja algo mais tranquilo e leve ou moderno e ousado e, a partir daí, pensar nas cores que fazem sentido para esse objetivo fazendo um mix inesperado com uma determinada família de cores.

Segundo a WGSN, empresa de previsão de tendências, e a Coloro, sistema de cores, já elencaram algumas cores que podem fazer sucesso ao longo deste ano:

  • Azul Tranquil Blue;
  • Verde Verdi Gris;
  • Lilás Digital Lavender;
  • Vermelho Luscious Red;
  • Marrom Sundial.
5. Convidados especiais

Embora as festas voltem a querer-se grandes, o mesmo não se pode dizer da lista de convidados.

Importa mais a qualidade dos convidados presentes do que a quantidade.

Cada vez mais os noivos “livram-se” da obrigação de convidar somente por educação e somente convidarão quem eles realmente querem na celebração.

6. Experiências para os convidados

Os noivos estão cada vez mais a apostar na ideia de proporcionar experiências aos seus convidados no dia do casamento, e a gastronomia também fará parte disso.

Além das diversas possibilidades de lembranças, uma ideia que esteve em alta em 2022 mas que pretende ficar são os photobooths e vídeos em 360º. Cabines de foto também são sempre uma boa aposta.

Em relação à gastronomia: pratos cheios de cor, ilhas gastronómicas no meio da festa, entre outros.

A originalidade e a surpresa são palavras de ordem!

7. Drinks diferentes

Uma outra maneira de impressionar os convidados será no bar de drinks.

A tendência é ir além do clássico Gin Tónico e oferecer drinks diferenciados e personalizados.

O bar aberto é um dos grandes atrativos do copo-d’água mas, este ano, também serão atrativos os cocktails de autor, as bebidas alternativas e até o regresso de alguns clássicos como o old fashion e moscow mule.

Os convidados preferem, cada vez mais, serem bem servidos a serem servidos em grandes quantidades, daí ser uma boa ideia apostarem em boas bebidas.

As opções diferentes ficarão na memória de todos.

8. Mesas corridas

Uma tendência que veio para ficar.

À semelhança de 2022, as mesas corridas voltam a ser tendência. Um dos pontos fortes deste formato de mesa é o efeito estético que ele causa. Ninguém fica indiferente ao resultado e ao ambiente com que a sala fica.

As mesas corridas facilitam o convívio com as pessoas que estão próximas, desta forma é uma maneira de acomodar todos os convidados de forma confortável e de tornar o espaço num lugar único.

9. Importância nos detalhes

Bodas originais pedem uma atenção particular em todos os pormenores, principalmente no que toca aos convidados.

Desta forma, os noivos prepararão tudo ao mínimo detalhe para que os seus convidados se sintam especiais de forma a partilharem a felicidade do grande dia.

Por exemplo, o cantinho das dedicatórias merece ser realçado em 2023. Os livros de assinaturas são sempre bem-vindos nos casamentos. A par disso, mensagens personalizadas nos cartões dos nomes são pequenos detalhes que os convidados gostam, uma vez que foram pensados ao pormenor de forma individual.

10. Fast Food na madrugada

O lanchinho na madrugada já era uma prática bem comum nos casamentos. A tendência para os casamentos em 2023 é substituir a sopa e pregos por comidas fast food, para dar um boost nas horas finais da festa do casamento.

Pizzas, hambúrgueres, assim como gelados prometem agradar até o paladar dos convidados mais exigentes.

Posto isto, 2023 será um ano de novas tradições, costumes, moda e estilos que podem aplicar no vosso dia.

Entre todas as tendências optem por aquelas que fazem mais sentido e que se adequam mais à vossa personalidade e estilo.

O vosso dia será, certamente, inesquecível!

É a tua vez?

Contacta-nos e informa-te sobre as propostas que temos para o teu dia mais especial!